Olá Biker, hoje é

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

BOBBERS and CHOPPERS

BOBBERS

Por definição uma bobber é uma motocicleta que teve seu pára-lama dianteiro removido, o pára-lama traseiro foi cortado. Buscava-se uma moto mais leve e com a retirada de partes consideradas pelos aficionados sem importância a moto ganhava personalidade e leveza. Este estilo de moto custom se propagou nos EUA depois do retorno dos combatentes da segunda guerra mundial.

A bobber é a pioneira em motos customizadas que vemos até hoje. Na segunda guerra mundial os jovens americanos viram diversas motos européias (principalmente inglesas e alemãs) e a sua leveza em detalhes, aprenderam também habilidades no ofício da mecânica. Retornando aos EUA começaram a colocar seus conhecimentos e aprendizados em prática e foram modificando as motos americanas com base nas motos européias. Como várias motos foram sendo modificadas e aparentemente respeitando o mesmo estilo, foram criados clubes, associações e o próprio surgimento do nome Bobber.

Essas motos foram sendo personalizadas conforme seu proprietário. Inicialmente os próprios donos faziam isso, hoje existem empresas especializadas que realizam um trabalho excepcional. Porém há muita controvérsia com relação à verdadeira aparência de uma bobber. Os puristas dizem que a Bobber autêntica é aquela moto que teve apenas retirados o pára-lamas dianteiro, corte do pára-lamas traseiro e alguns outros poucos itens, mas sem alterar o guidão, escape ou selim. Outros nem tão radicais assim consideram algumas Choppers como sendo Bobbers, para satisfazer aos gostos de todos criou-se uma categoria intermediária a Chopper Bobber.

CHOPPERS

O espírito dos jovens americanos em customizar suas motos até os anos 60 e 70 estavam apenas adormecidos, mas sempre vivos ansiosos por mudanças. Foi quando o filme “Easy Rider” reacendeu a febre da mudança e assim nasceu a Chopper.
Os construtores começaram retirando tudo que consideravam parafernália: pára-brisas, pára-lamas, barras de proteção, faróis, piscas etc e construíram a Chopper Bobber. Após isso, era necessária desvincular a Bobber da Chopper, os jovens iniciaram as mudanças da angulação do garfo dianteiro; no tamanho do tanque de gasolina; mudanças na angulação e formato dos guidões; alterações na angulação e forma dos selins; pneus de bitolas diferentes. Inseriram uma série de detalhes cromados. As Choppers com pneus mais largos atrás também são chamadas de Fat Bastard. Hoje há empresas especializadas nos EUA em construção da Chopper.
A “diferença básica” entre uma Chopper Bobber e uma Chopper está no comprimento do garfo dianteiro; a Chooper Bobber mantém a originalidade, na Chopper está alongado e normalmente cromado, outra diferença são as medidas diferentes dos pneus.

Fonte: http://www.pinstripe.com.br

Nenhum comentário:

Este blog é de caráter informal, e que além dos assuntos ligados diretamente ao motociclismo, divulga também o que veicula na imprensa e internet a respeito de outros assuntos, sempre respeitando sua origem. O objetivo é sempre de caráter informativo, com o intuito de colaborar com nossos usuários.